O Caminho para uma nova vida!
(28) 2101-1700

Tratamento

A dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas) é uma síndrome médica bem definida internacionalmente, cujo diagnóstico é realizado pela presença de uma variedade de sintomas que indicam que o indivíduo consumidor apresenta uma série de prejuízos e comprometimentos devido ao seu consumo. É considerada doença crônica, tal qual a hipertensão arterial e a diabete, e como tal acompanha o indivíduo por toda sua vida. Como toda doença crônica, o tratamento é voltado para a redução dos sintomas, que afetam não apenas o paciente, mas toda a comunidade ao seu redor.

 

Períodos de controle da enfermidade são observados no tratamento, mas uma das características fundamentais é o retorno de toda a sintomatologia (recrudescências ou recaídas) em alguns períodos da vida do indivíduo. Apesar dos prejuízos que o indivíduo passa a apresentar pelo uso de drogas, outra característica fundamental da dependência é o fato do sujeito ainda manter o consumo ou freqüentemente a este retornar. Perde-se, parcial ou totalmente, a capacidade de controlar o uso; a droga passa a controlar a rotina do indivíduo.

 

A definição como "síndrome" implica em uma série de sintomas que não necessitam estar todos presentes ao mesmo tempo para o diagnóstico ser realizado. Este fato resulta em uma variedade de quadros clínicos que se apresentam aos diferentes serviços de atendimento, garantindo as diferenças individuais entre os pacientes dependentes.

 

A dependência encontra-se classificada mundialmente entre os transtornos psiquiátricos, embora suas repercussões abranjam áreas de funcionamento não circunscritas à medicina (social, psicológica, legal e criminal, educacional etc.). O tratamento deste transtorno psiquiátrico deve, portanto, incluir aspectos comuns a todos indivíduos acometidos (aspectos comuns da população de dependentes), bem como aspectos individualizados (particulares) de cada paciente.

 

Uma primeira questão emergente sobre este tema delicado se impõe: por que tratar? O tratamento de dependentes químicos, como conhecemos hoje em dia, já tem um longo percurso. O tratamento é uma das formas de minimizar os prejuízos que costumam ocorrer na vida do indivíduo, dos seus familiares, de seus vizinhos e possíveis empregadores, do município onde este reside, enfim, da comunidade em que vive, de seu Estado, como de seu país.

 

Os custos da dependência incluem gastos pessoais e familiares, do sistema de saúde, de perdas laborais, de redução de impostos, do sistema judicial e correcional, de serviços policiais, exercendo um peso importante no orçamento nacional. Tratar a dependência significa investir para a redução destes gastos já citados, e a literatura científica internacional vem repetidamente apresentando os resultados positivos deste investimento.

 

Os resultados do tratamento mais freqüentemente citados são a redução do consumo de substâncias, a diminuição na utilização de sistemas de saúde e a menor participação em comportamentos ilícitos, associados direta e indiretamente ao uso de drogas e álcool.

 

O tratamento da síndrome de dependência necessita, também, abranger todas as áreas de impacto do consumo sobre a vida do paciente. Como suas conseqüências, como discutimos acima, são de diferentes dimensões, uma abordagem multiprofissional passa a ser necessária para que o tratamento seja realmente eficaz.

 

TERAPIAS

Visita terapêutica com a família

Terapia de grupo ministrado pelo psicólogo

ATIVIDADES FÍSICAS

A atividade física atua amenizando os efeitos da falta de droga no organismo como o stress, depressão e ansiedade, bem como, é fator motivante para continuar o tratamento introduzindo um estilo de vida saudável e prazeroso.

PARADIGMAS DO TRATAMENTO

12 Passos para uma Nova Vida.

Terapias: Individual, em Grupos e Familiar.

Palestras: Capacitação Técnica, Aprofundamento, Reciclagem e Conscientização Espiritual.

Partilha: Cotidiano e Diário dos Sentimentos.

Formação de Grupos: Sentimentos, Reflexão, Formação Espiritual, Leituras Dinâmicas, Leituras Espirituais, Leituras Diversas e Mútua Ajuda.

Atendimentos aos Dependentes: Médico (atendimento clinico), Especialista em Dependência Química (Consultas individuais, sobre a patologia), Atendimento Psiquiátrico, Assistência de Técnicos de Enfermagem, Atendimento Psicológico, Terapêutico, Assistência Social e Assistência Física (Profissional da área de Educação Física).

Atendimento Familiar: Terapia Individual e de Grupo.

ESPIRITUALIDADE

Resgate ao ser humano enquanto pessoa

Princípios éticos

Respeito por si e pelos outros

Solidariedade

Fraternidade

Resgate de valores: Familiares e sociais

Moral

Justiça

Diálogo

Normas e mudanças comportamentais

Atitudes

Cooperativismo

Ação

Conduta

RESGATE DA AUTO ESTIMA

Higiene Corporal:

Higiene bucal

Higiene intima

Higiene pessoal (vestuário)

 

Higiene Mental:

Sono e Repouso

Resgate dos Princípios Espirituais

Resgate dos Princípios Morais

Bem estar, Tranqüilidade

28 2101-1700      28 3521-0437      28 3515-1148

Rua Konrad Adenaur, Salas 46-50 - Sumaré - CEP: 29304501 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Clínica de Reabilitação Casa da Paz

© 2015 Clínica de Reabilitação Casa da Paz Ltda.

Todos os direitos reservados.